Meio Ambiente
Demonstrando preocupação constante quanto à preservação do meio ambiente e redução do uso de recursos naturais, o Grupo JB conta com diversas ações e investimentos na indústria e no campo, conforme destaques abaixo:
Indústria
Laboratório de Óleo
O Grupo JB conta com um Laboratório exclusivo para recepção, tratamento e distribuição de óleos e graxas para atendimento a todo processo industrial e automotivo/ máquinas agrícolas. Composto com um corpo técnico altamente qualificado, o setor tem demonstrado resultados bastante significantes que impactam diretamente na redução de custo e na segurança do meio ambiente, conforme destaques abaixo:
- Redução de mais de 40% no consumo de óleos e graxas utilizados na indústria;
- Recuperação/ tratamento de aproximadamente 34.000L de óleos por safra;
- Extinção do uso de óleos asfálticos através da substituição por óleos biodegradáveis e grau alimentício;
- Melhoria na estocagem dos óleos, garantindo maior segurança e controle dos produtos e dos usuários.
Reuso das Águas Industriais
A reutilização da água na indústria é uma prática adotada e extremamente vantajosa, já que, além de reduzir o impacto ao meio ambiente, reduz os custos na produção e na captação da água em corpo hídrico natural.
Caixas separadoras de água e óleo
A indústria conta com diversas caixas separadoras de água e óleo distribuídas em pontos estratégicos que visam evitar a contaminação dos corpos hídricos e possibilitar a correta destinação do resíduo de óleo.
Emissões Atmosféricas
Investimentos constantes são realizados nas caldeiras do Grupo, visando melhorar a eficiência/ qualidade de suas operações. Análises anuais são realizadas e disponibilizadas aos órgãos ambientais para fins comprobatórios de monitoramento e atendimento aos requisitos legais.
Agrícola
Ampliação da área irrigada e fertirrigada, favorecendo o estado nutricional da cana, mitigando os impactos ambientais em virtude uso racional dos recursos hídricos e a redução de fertilizantes minerais.
Realização constante de análises do solo nas áreas fertirrigadas e de sequeiro, identificando possíveis necessidades de nutrientes para posterior aplicação de calcário, gesso e adubação química.
Realização da prática de cultivo mínimo e uso do plantio direto, evitando a erosão do solo e preservando sua estrutura físico-química natural.
Utilização de resíduos da indústria como torta de filtro e cinzas para melhorar a qualidade química e física do nosso solo.
Expansão das áreas de reflorestamento com espécies nativas da região, visando expandir as áreas de preservação de APPs e de reserva legal.
Realização frequente de análises das águas de rios e riachos, visando não só o atendimento aos requisitos legais, mas de garantir a qualidade dos recursos hídricos da região.